Como a falta de organização afeta a segurança do paciente

O que é a segurança do paciente?

Segundo dados linguísticos, a segurança, em sentido universal, está relacionada ao estado, qualidade ou condição de quem, ou do que, está livre de perigos, incertezas, assegurado de danos e riscos eventuais; situação em que nada há a temer.

Quando falamos em segurança do paciente, será que sua clínica, realmente, oferece esse direito a ele?

Conforme a definição da OMS, garantir a segurança do paciente é reduzir, ao mínimo aceitável, o risco de ocorrência de um evento com dano desnecessário; um evento associado ao cuidado de saúde.

Porém pense além da infraestrutura e da higiene, da saúde e do risco visível. O que você visualiza?

Continue lendo este artigo e descubra outros riscos que afetam a segurança do paciente.

Vazamento de dados

Ao cadastrar um paciente em seu sistema, informações médicas e dados confidenciais são armazenados, porém se não houver a correta proteção, estes dados podem ser vazados/perdidos por alguma instabilidade ou ataque.

Hoje em dia, há diversas formas de dificultar o acesso à estas informações, como:

  • Criptografia de dados: disponível no formato digital, a criptografia é a conversão de um dado legível por um dado codificado. Desta forma, no momento em que esta informação é transferida de um servidor para outro, ela fica ilegível e só pode ser visualizada novamente com a aplicação do código digital para descriptografar;
  • Restrição de acessos: com a aplicação de login e senha, o acesso às informações fica protegido e acessível somente a quem tem as informações de entrada;
  • Segurança jurídica: as informações da ficha/prontuário do cliente, se salvas com a assinatura eletrônica certificada pela ICP-Brasil, garantem validade jurídica.
  • Armazenamento na nuvem: o que difere este tipo de armazenamento, dos outros, é que ao invés de estar alocado em um dispositivo, esses dados são fragmentados, criptografados e direcionados a grandes datacenters. Como a informação enviada para a nuvem é alocada, normalmente, em diversos servidores (máquinas diferentes) a chance de criminosos acessarem seus dados é mínima.
  • Backup: de modo simplificado, o backup é uma cópia de segurança. Os seus arquivos vão sendo salvos automaticamente, garantindo o acesso aos dados em caso de incidentes.

Mas o grande problema é que muitas clínicas ainda não utilizam esse reforço na proteção.

A relação dos ciberataques com a segurança do paciente

É alarmante a quantidade de clínicas que ainda não possuem pessoas capacitadas para criar um ambiente seguro de informática, tornando a perda ou “sequestro” de dados mais suscetíveis a interferências e ataques.

Por esta falta de conhecimento, preparação e organização, a segurança do paciente fica vulnerável, pois muitos dados não recebem a proteção necessária ou são confiados a empresas com baixa estrutura para resistir a ataques.

Segundo pesquisa, na América Latina, em 2022, o Brasil foi o segundo país que mais sofreu ataques cibernéticos, com uma estimativa de 103 bilhões de ações criminosas, um aumento de 16% em relação a 2021. 

Em primeiro lugar ficou o México, com 187 bilhões de ciberataques; em terceiro a Colômbia, que recebeu 20 bilhões e em quarto o Peru, com uma estimativa de 15,4 bilhões.

Esta estimativa é real e tende a aumentar significativamente com o passar dos anos, por isso a importância de encontrar uma empresa que possibilite a total segurança do paciente quando relacionamos a dados e informações confidenciais.

A solução para a segurança do paciente

A 2M é especialista no desenvolvimento de sistemas que facilitam o dia a dia e garantem a segurança do usuário. 

Saiba mais sobre o que oferecemos, aqui!

É o caso do ONRAD DRIVE, um software de autoria própria que possibilita o armazenamento das informações do seu banco de radiologia com baixo custo e alta performance, proporcionada pela influente  tecnologia da Amazon Web Services (AWS), atuante em 190 países.

Este sistema, além da alta segurança, proporciona também backups automáticos que diminuem, consideravelmente, os riscos, possibilitando a recuperação dos seus dados de forma fácil e rápida em caso de ataques e problemas inesperados, garantindo a segurança do paciente.

Portanto, nosso sistema conta com:

  • Alta segurança, com barreira de proteção;
  • Backup automático;
  • Restrição de acesso.

Adquira o ONRAD DRIVE!

Conheça as soluções da 2M Solutions

A 2M Solutions, desde 2003, se destaca por seu conhecimento técnico e desenvolvimento de tecnologias e softwares específicos de soluções para o mercado de medicina diagnóstica.

Com investimento em inovação para laboratórios, centros de imagem e serviços de telerradiologia, oferece um diferencial para o dia a dia dos seus clientes, garantindo excelentes resultados.

Soluções para segurança do paciente e tecnologias integradas? Conte com a 2M Solutions.

Categorias

plugins premium WordPress