Saúde Digital: o que é, vantagens e tecnologias

Primeiramente, a tecnologia utilizada na área médica criou um novo campo, a saúde digital. Em outras palavras, o conceito trata do uso dos mais diversos recursos do conhecimento tecnológico e genético para melhorar o acesso e o atendimento à saúde.

A 2M Solutions é especialista nesta área, fornecendo um amplo sistema de gestão de dados para Centros de diagnóstico por imagem e hospitais. Contudo, são muitas as plataformas que integram a saúde digital. Por isso, reunimos aqui as informações básicas sobre este conceito que está mudando a saúde do mundo.

A 2M Solutions pode ajudar você. Confira as informações.

Saúde digital: O que é

Antecipadamente, a saúde digital é um conceito que se desenvolveu a partir da adoção dos mais diversos recursos tecnológicos, que facilitam e melhoram o atendimento médico e a promoção do bem-estar.

Nesse sentido, a área absorve os conceitos da utilização avançada da tecnologia, incluindo o uso de dispositivos pessoais e de tecnologias emergentes. Ou seja, inclui desde relógios que marcam a frequência cardíaca até a telemedicina.

Devido à facilidade em chegar às pessoas e de compartilhar dados, a saúde digital, desde 2019, passou a ser considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma ferramenta estratégica. 

Desse modo, no mesmo ano foi criada a Estratégia Global de Saúde Digital (Global Strategy on Digital Health) para potencializar a colaboração e a troca de conhecimentos entre países. Integram essa estratégia o TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) em Saúde, incluindo e-Saúde, Telemedicina, Telessaúde e Saúde Móvel.

Neste mesmo sentido, a Estratégia Brasileira é orquestrada pelo DataSUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde) visando nortear e alinhar as diversas atividades e projetos públicos e privados no país.

Ou seja, o futuro da saúde no Brasil e no mundo já está pautado pelo avanço tecnológico.

Quais as vantagens de adotar a saúde digital

Como vimos, o conceito de saúde digital integra uma variedade de ferramentas e serviços digitais. Deste modo, são muitas as possibilidades de utilização da tecnologia em prol do bem-estar, saúde e tratamento médico.

Em síntese, as vantagens são:

  • Diagnóstico mais fácil e preciso: Por meio da medicina de precisão e inteligência artificial, entre outros avanços tecnológicos, a saúde digital é capaz de promover exames e procedimentos mais rápidos, menos invasivos e mais precisos. Além disso, agiliza também os resultados;
  • Melhora do monitoramento dos pacientes: A tecnologia permite um contato mais próximo, rápido e acessível da equipe de saúde com o paciente, por meio de aplicativos e plataformas de comunicação, bem como de outros dispositivos. É possível ainda fazer o monitoramento do estado de saúde e sua evolução em tempo real. Com isso, a sensação de satisfação e segurança é muito maior;
  • Pacientes mais bem informados: Além de poder contar com suas informações pessoais disponíveis, o paciente também é capaz de ter acesso, de maneira muito mais simples, a orientações relativas a sua própria saúde, bem como em casos de epidemias e outras doenças em circulação. A saúde digital também mantém o paciente bem-informado por meio de aplicativos de celular, relógios e outros dispositivos, que ajudam a orientá-lo sobre sono, frequência cardíaca, quantidade de atividades físicas, entre outras possibilidades. O que, por sua vez, contribui para hábitos de vida mais saudáveis;
  • Automatização de processos e maior eficiência: Por meio de sistemas de gestão, consultórios, clínicas e hospitais, a saúde digital diminui a burocracia e a possibilidade de erros básicos, que acontecem durante o preenchimento de informações, agendamentos, consultas, prontuários e receitas. A conectividade agiliza ainda o funcionamento do sistema de saúde e diminui as despesas;
  • Facilita a tomada de decisões: Com diagnósticos e informações precisas sobre o paciente, até mesmo genéticas e de rotina, é possível escolher quais tratamentos, ações e intervenções são mais apropriados. Do mesmo modo, é possível orientar para medidas de prevenção a doenças e detecção precoce.

Saiba mais com os especialistas da 2M Solutions.

Tecnologias que podem ser empregadas

A saúde digital está em expansão. São muitas as possibilidades que se abrem com o 5G e a criação de novas ferramentas tecnológicas e de conectividade. Por exemplo:

  • Robótica; inteligência artificial e machine learning; medicina de precisão; Internet das Coisas (IoT); e Big Data (computação na nuvem, blockchain, plataforma de dados);
  • Dispositivos vestíveis (wearables); monitoramento; serious games; realidade aumentada; impressão 3D/4D; aplicativos móveis;
  • Gestão de planos de saúde; healthtechs; marketplace de saúde; chatbots; plataformas de aprendizagem;
  • Prontuário do paciente; interoperabilidade; telemedicina; LGPD.

Proposta da 2M Solutions para fortalecer a saúde digital

O ONRAD da 2M Solutions oferece uma série de serviços que integram o campo da saúde digital. Confira:

  • (Chatbot) – é uma solução em atendimento. Dispõe de informações, lembretes e avisos por WhatsApp de forma automatizada;
  • RIS e PACS integrados – soluções para a Jornada do Paciente através da integração do RIS e PACS, que garantem maior consistência, precisão e disponibilidade de informações. Além de automação de atividades diárias.
  • Worklist – contribui para o aumento da produtividade das equipes; bem como, redução de erros e duplicação de registros; organização de exames por paciente.
  • Telerradiologia ou Central de Laudos – promove maior agilidade na produção de entrega do laudo online; redução de custos. Facilidade no armazenamento (na nuvem); segurança dos dados armazenados (o que evita ocupar espaço da clínica com servidores ou HDs pesados).
  • Onrad Drive (Armazenamento na Nuvem) – permite trabalho remoto; rápida instalação; backup automático; segurança dos dados; atualização automática, bem como, o aumento da performance em caso de expansão.

Por fim, vale destacar que a saúde digital faz parte do presente e do futuro da medicina. Deste modo, é importante compreender e adequar-se a essa realidade, que está mudando a maneira como lidamos com a saúde no mundo.

Conheça melhor como a 2M Solutions pode te ajudar neste processo.

Categorias

plugins premium WordPress