Experiência do paciente: ferramentas básicas para encantar

Experiência do paciente ferramentas básicas para encantar

São diversas as demandas dentro de clínicas e hospitais, mas com certeza a experiência do paciente é um elemento que não pode ser negligenciado, pois é capaz de garantir a adesão tanto aos planos quanto aos tratamentos.

Na atualidade, a tecnologia fornece ferramentas eficazes na promoção de uma experiência do paciente capaz de encantar o cliente, ao mesmo tempo que torna mais simples e rápidos os processos dentro da clínica.

A acessibilidade é um dos pontos fundamentais. Além disso, um novo tipo de relacionamento pode ser estabelecido, com um maior envolvimento e conhecimento do paciente sobre a sua própria saúde.

Futuro da medicina: novas relações

A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, independentemente da idade. Em um mundo cada vez mais digitalizado, alguns atributos costumam ser valorizados, tais como: 

  • Rapidez;
  • Agilidade;
  • Comodidade;
  • Acessibilidade por meios digitais (smartphones);
  • Personalização;
  • Confiabilidade e segurança;
  • Transparência e acesso à informação;
  • Atendimento 24 horas.

O futuro ainda deve contar com a expansão da realidade imersiva e interativa. Mas, por hora, uma boa experiência do paciente depende, portanto, da atualização e adaptação das clínicas e hospitais às demandas geradas por uma sociedade que possui uma nova relação com a tecnologia.

São exemplos de ferramentas básicas, que garantem uma boa jornada e experiência do paciente, os softwares e aplicativos para agendamentos de consultas e exames via chatbotteleconsultas, retiradas de exames e laudos, compartilhamento de relatórios, bem como o acompanhamento da carteira de vacinação.

Tecnologia voltada à sua saúde é com a 2M Solutions

Como é possível perceber, a tecnologia na área médica vai além de melhorar os processos internos de exames, diagnósticos e tratamentos – tudo o que facilita a tomada de decisão do médico. Ela também auxilia no relacionamento com o cliente, na experiência do paciente, dando a oportunidade para que ele se aproprie das informações sobre a própria saúde e, assim, adquira uma nova perspectiva sobre o autocuidado.

Neste sentido, a preocupação com a experiência do paciente abre caminho para a denominada medicina 5.0, que utiliza os meios tecnológicos da atualidade para atuar na prevenção. Para tanto, é necessária uma atenção maior na gestão da saúde e da qualidade de vida. Para as empresas de saúde, é um investimento que garante fidelização do cliente e otimização do trabalho.

O que realmente faz a diferença na experiência do paciente

O contato com o médico é insubstituível na experiência do paciente. Entretanto, nesta relação, ambos ganham quando o maior número de informações está disponível de forma fácil, permitindo uma visão mais ampla sobre a saúde do cliente, bem como um melhor acompanhamento e monitoramento.

As ferramentas tecnológicas costumam encantar, pois justamente oferecem comodidade, com maior segurança e transparência.

A experiência do paciente se torna muito superior quando é possível receber um atendimento, mesmo que primário, a qualquer hora do dia ou da noite. Neste sentido, as ferramentas tecnológicas que a 2M Solutions fornece oferecem: 

  • Agendamento online – por meio do site ou redes sociais da clínica;
  • Lembretes de compromisso – WhatsApp, SMS, e-mail ou QR Code;
  • Pagamentos de consultas online;
  • Acesso a prontuário eletrônico, com resultados de exames e laboratórios.

Conheça detalhes sobre as ferramentas tecnológicas da 2M Solutions

Em contato com os médicos e laboratórios, para uma boa experiência do paciente é possível ainda realizar:

  • Atestados e pedidos de exames – o médico consegue enviar virtualmente ao paciente;
  • Compartilhamento de relatórios de imagens médicas com os pacientes – que podem ser usados durante a teleconsulta e que dificilmente serão perdidos;
  • Mensagens de texto em tempo real – promovendo a interação entre médico e paciente.

Já para as empresas de saúde, além da jornada de experiência do paciente há ainda a possibilidade de realizar pesquisas de satisfação dos clientes. Dados imprescindíveis para atuar na melhoria do atendimento e do serviço.

A experiência do paciente com a 2M Solutions

A 2M Solutions oferece diversas plataformas de software para a área da saúde. Entre elas, duas que auxiliam as clínicas e hospitais em toda a jornada do cliente e experiência do paciente: o ClincalForce e o ClickExame.

Os softwares proporcionam um ambiente virtual 100% seguro e regulamentado, onde a teleconsulta ocorre em sala virtual seguindo os preceitos do Conselho Federal de Medicina e da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

Consulte nossos especialistas para esclarecer suas dúvidas e saber mais sobre nossos produtos.

Fale com a 2M Solutions e saiba mais.

Categorias

plugins premium WordPress