Primeiramente, a informatização de todo o processo de exames de saúde pelos sistemas RIS PACS traz diversas vantagens, especialmente quando se trabalha com imagens.
Em segundo lugar, em um mundo cada vez mais dinâmico, a tecnologia além de contribuir com os diagnósticos, oferecendo maior precisão, rapidez e qualidade de informações, também oferece a oportunidade de um melhor acompanhamento dos pacientes – do início do atendimento até os acompanhamentos periódicos.
Desse modo, para hospitais e clínicas que buscam melhorar sua tomada de decisão e atendimento, a integração do RIS PACS é fundamental para desenvolver um fluxo de trabalho inteligente.
Assim, para entender melhor as vantagens da integração do RIS PACS é interessante compreender, primeiramente, cada um dos sistemas.
O que é o RIS
O RIS é uma sigla em inglês para Radiology Information System, traduzido em português seria Sistema de Informação de Radiologia.
O software é usado para o gerenciamento eletrônico de departamentos de imagem. Pode fazer agendamentos de pacientes, relatórios, rastreamento, distribuir resultados e fazer o faturamento de procedimentos.
O RIS desempenha um papel importante na criação de um fluxo de trabalho eficiente para os departamentos de radiologia. Mas, sua função principal é gerenciar dados e informações da gestão radiológica, como:
- paciente cadastrado;
- entrada de pedido;
- procedimento agendado;
- por fim, o gerenciamento de lista de trabalho.
O que é o PACS
Já o PACS (Picture Archiving and Communication System) é um sistema de arquivamento e comunicação de imagens. Ou seja, uma tecnologia de imagem médica usada para transferir, armazenar, exibir e acessar imagens médicas de várias modalidades, entre elas o raio-X, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética.
Sua função é a gestão de imagens médicas, por isso facilita a transmissão eletrônica de imagens e relatórios, elimina a necessidade de transporte físico e recuperação do filme tradicional.
Entre os gerenciamentos estão:
- procedimento agendado;
- imagens armazenadas;
- imagens disponíveis.
- Saiba mais consultando a 2M Solutions.
Vantagem da integração RIS PACS
Diante disso e apesar de desempenhar a gestão de dados relacionados a exames por imagem, os sistemas RIS PACS podem funcionar independentemente. Entretanto, quando integrados, oferecem à equipe de saúde a possibilidade de um gerenciamento mais completo e seguro.
Não unir os sistemas RIS PACS pode oferecer prejuízos.
Isso acontece porque, por mais moderno que sejam o RIS e as ferramentas de captação das imagens, ainda é possível haver falhas na proteção de dados, nas informações e morosidade do processo devido à incompletude e inconsistência das informações.
Outra qualidade dos RIS PACS é a capacidade de integração com sistemas próprios dos hospitais, como gerenciadores de entrada do paciente, transferências e altas. No caso do ONRAD, o PACS nacional desenvolvido pela 2M Solutions, existem ainda soluções personalizadas, de acordo com as necessidades dos centros de imagem.
Do mesmo modo, a integração RIS PACS permite ainda a automação de funções, como o armazenamento e encaminhamento de dados, vinculação de registros, sincronização de banco de dados, listas de trabalho e agendamento.
Entretanto, não para por aí. As vantagens da integração são diversas:
- Prontuário mais completo;
- Registro único do paciente;
- Facilidade de acesso ao prontuário;
- Maior consistência e precisão de informações;
- Maior disponibilidade de informações;
- Automação;
- Menor possibilidade de erros humanos;
- Diminui o risco de inconsistências e reduz o de erros de entrada de dados;
- Menor custo;
- Melhor atendimento;
- Facilidade para a telemedicina e telerradiologia;
- Melhores resultados;
- Maior agilidade dos processos (diagnóstico, agendamentos etc.);
- Relatórios completos;
- Tanto quanto, redução do impacto ambiental.
Dúvidas sobre as vantagens? Esclareça com os especialistas da 2M Solutions.
O RIS PACS e o sistema médico de cada local
Bons sistemas RIS PACS podem atuar em conjunto com o software próprio do hospital ou clínica, que costuma ser denominado pela sigla HIS – Sistema de Informação Hospitalar.
Um HIS é responsável por vários aspectos da operação de um hospital, como questões médicas, administrativas, financeiras e legais. Isso significa que, com este tipo de tecnologia é possível garantir a integridade das informações, reduzir os erros de transcrição e a duplicação de entradas de informações.
Encontre a solução ideal na 2M Solutions
Em suma, o ONRAD PACS tem como proposta oferecer uma solução confiável e completa para a administração dos dados do setor radiológico. Desenvolvido pela 2M Solutions, tornou-se um sistema de referência na radiologia.
Não somente para RIS PACS, assim também, o sistema da 2M Solutions contempla adequação à telerradiologia e interface entre os sistemas HIS. Ou seja, uma plataforma sempre atualizada com as novas descobertas da saúde e da tecnologia.
Portanto, fale com nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar.
Solicite atendimento com a equipe 2M Solutions.