O que é telerradiologia e quais seus benefícios para clínicas de imagem?

Em primeiro lugar, emitir e avaliar exames de imagem de qualquer lugar que estiver, de forma totalmente digital, segura é ágil, é um dos benefícios da telerradiologia

Esta tecnologia, que atua por meio da telemedicina, diminui os custos da clínica de radiologia, e desse modo, os resultados e laudos dos exames são liberados rapidamente aos pacientes.

Nesse sentido, neste artigo você aprenderá tudo o que precisa saber sobre o que é telerradiologia e suas vantagens para as clínicas de imagem. 

Continue a leitura. 

O que é telerradiologia? 

A telerradiologia é um recurso da telemedicina, que possibilita o médico emitir laudos de exames de imagem de forma remota, ou seja, em qualquer lugar que ele estiver, por meio de conexão via internet.

Na Resolução 2.107/2014, do Conselho Federal de Medicina (CFM), fica acordado que:

“Art. 1º: Definir a telerradiologia como o exercício da Medicina, onde o fator crítico é a distância, utilizando as tecnologias de informação e de comunicação para o envio de dados e imagens radiológicas com o propósito de emissão de relatório, como suporte às atividades”. 

A instituição estabelece ainda que os médicos radiologistas que prestam serviço por meio da telerradiologia deverão contar com uma boa infraestrutura tecnológica (um computador que suporte os softwares utilizados, bem como a configuração ideal para reproduzir a luminância e o contraste necessário para o diagnóstico correto), além de obedecer a todas as regras de sigilo e tratamento de dados médico-paciente.

A prática da telerradiologia, além de diminuir os custos da clínica, torna possível que os resultados e laudos dos exames estejam mais rapidamente com os pacientes.

Como funciona? 

Como mencionado no início deste artigo, a telerradiologia é uma área da telemedicina que permite com que médicos radiologistas possam realizar diagnósticos e desenvolver laudos de exames médicos através da internet. 

Primeiramente, para a emissão do laudo à distância, realiza-se o exame em uma clínica. Depois, envia-se ao médico, que trabalha remotamente. 

Na sequência, o profissional visualiza as imagens e pode interpretá-las e reconstruí-las para, então, emitir o laudo. Com conexão via internet, recebe-se o arquivo em instantes. 

Mas, para implementar a telerradiologia, é necessário um PACS (Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens). Esse tipo de sistema é um facilitador de comunicação e arquivamento de imagens, que opera de forma totalmente digital.

O que é telerradiologia e quais seus benefícios para clínicas de imagem?

O ORNAD, por exemplo, é um PACS referência na telerradiologia. É desenvolvido e implantado pela 2M Solutions, a primeira empresa nacional a criar uma plataforma integral e completa de telerradiologia, que opera em nuvem com segurança, eficácia e confiabilidade.

Conheça mais sobre o ONRAD clicando aqui

Há uma série de exames que podem ser incluídos no leque de atendimentos da telerradiologia. Entre eles estão:

  • Radiologia em geral;
  • Tomografia;
  • Ressonância magnética; 
  • Bem como a Mamografia;
  • Densitometria óssea;
  • Por fim, Medicina Nuclear.

Vantagens e benefícios da telerradiologia 

  • Redução de custos

Tanto no campo operacional como de estrutura, a telerradiologia é um excelente custo benefício para clínicas de imagem, isso porque não é necessário manter um médico radiologista de plantão no local e pagá-lo por hora.  

De qualquer lugar e horário, o médico externo pode realizar o laudo à distância. Dessa forma, a clínica / hospital tem o ganho financeiro com o pagamento por demanda ou volume de exames, não mais por hora trabalhada.

Além disso, ao contar com uma rede de especialistas laudando remotamente, a sua clínica tem a oportunidade de agilizar ainda mais o atendimento e entrega de laudos.

Essa economia fica mais evidente quando se compara a estrutura física necessária para manter dados clínicos, como servidores, equipamentos, entre outros.

  • Compartilhamento de informações em tempo real: 

Por meio da telerradiologia, a partir do momento em que a imagem é disponibilizada no sistema, ela e todas as informações relacionadas são automaticamente compartilhadas, em tempo real, com o médico externo, mesmo se for final de semana ou feriado.

  • Centralização em uma única base de dados: 

Se uma clínica ou hospital tiverem mais do que uma unidade, todas as informações referentes aos exames são centralizadas em uma única base de dados.

  • Atendimento mais rápido:

Agilidade nos resultados dos exames é uma das grandes vantagens da telerradiologia. Ou seja, com laudos entregues no mesmo dia de realização do exame, esta tecnologia contribui para produtividade médica e oferece melhor assistência ao paciente.

  • Segurança dos dados: 

Como a telerradiologia é feita em uma plataforma que segue os padrões de segurança, sendo assim, os dados não ficam vulneráveis a acessos e alterações não permitidas, e o risco de perda total de informações é nulo. 

ONRAD: solução para uma telerradiologia efetiva 

O ONRAD é a primeira plataforma de telerradiologia do Brasil, sendo referência no mercado. 

É um PACS 100% nacional desenvolvido para a realidade das clínicas e hospitais do nosso país. Assim, mais de 1,6 milhões de exames já foram laudados com o ONRAD.

Desenvolvido pela 2M Solutions para solucionar os travamentos no envio e recebimento de de imagens e laudos, o ONRAD é precursor nas seguintes funcionalidades:

  • Lista de trabalho única: ou seja, de qualquer lugar que o radiologista acessar, toda a lista de trabalho está disponível para ele, com todas as imagens e informações necessárias, inclusive se forem de diferentes hospitais e centros de imagens;
  • Modelos de laudos pré-configurados que otimizam o tempo;
  • Reconhecimento de voz para reduzir tempo de digitação;
  • Bem como a navegação fácil e intuitiva com poucos cliques. 

Para saber mais sobre as funcionalidades do ONRAD, clique no botão, abaixo, e solicite um atendimento dos especialistas da 2M

Categorias

plugins premium WordPress