Prontuário Eletrônico: a ferramenta que aumenta a eficiência no atendimento

Prontuário Eletrônico

Construir relações humanas no ambiente da saúde, mesmo em meio a transformação digital, é possível através do prontuário eletrônico, uma  ferramenta que aumenta a eficiência nos atendimentos. 

Continue lendo e conheça mais sobre os benefícios de utilizá-la na área da saúde.

O que é um prontuário eletrônico? 

O prontuário eletrônico é uma versão digital das anotações sobre um paciente. Ao invés dos registros estarem em papéis, eles são armazenados e modificados por meio de um software. 

Desta forma, o paciente não tem seu histórico de saúde em diferentes papéis que estão espalhados em diversos locais. Pelo contrário, ele terá suas informações centralizadas em um único banco de dados.

Contudo, o prontuário eletrônico não é uma inovação que somente moderniza o atendimento para torná-lo distante e frio. Ele ajuda a humanizar o contato, pois o profissional tem uma visão geral da saúde do paciente, e não somente sob a ótica da sua especialidade.

Logo, o objetivo do prontuário eletrônico é o paciente, e não o trabalho individual de cada profissional.

O avanço do Prontuário Eletrônico

Os primeiros prontuários eletrônicos apresentavam dificuldade de navegação. Eram necessários vários cliques e diversas abas para preencher, encontrar e analisar as informações. O que causava travamentos e aumentava o tempo de atendimento.

Essas são as razões pelas quais muitos serviços de saúde preferiram continuar com fichas físicas. 

No entanto, com o avanço da tecnologia, o prontuário eletrônico passou  a ser mais eficiente. A exibição em tela única e menos cliques facilitaram seu uso.

Prontuário Eletrônico

Benefícios para o atendimento ao paciente

A eficiência do atendimento cresce à medida que o prontuário eletrônico passa a ser parte da rotina do serviço. 

Confira algumas vantagens que esta ferramenta traz:

  • Além da consulta médica, pode-se registrar: anamnese, histórico familiar, diagnósticos, tratamentos, medicamentos, imunizações, resultados de exames, imagens radiológicas etc.;
  • Compartilhamento em tempo real com outros médicos, hospitais e farmácias autorizados. Dessa forma, cada serviço tem à sua disposição um arquivo atualizado e completo sobre o paciente;
  • Armazenamento de milhares de medicamentos que se cruzam com os sintomas e histórico. Portanto, o sistema aponta se o paciente pode ter problema com algum remédio, reduzindo reações adversas;
  • Agilidade no atendimento com a exibição dos dados do prontuário eletrônico em uma única tela;
  • Acesso dos dados com mais agilidade, principalmente em caso de emergências;
  • Eliminação do problema de duplicação ou de arquivos;
  • Envio eletrônico das prescrições para as farmácias.

Atendimentos mais eficientes possibilitam mais agendamentos por dia, o que aumenta o faturamento.

Com o prontuário eletrônico, cada contato com o paciente resulta em informações vitais que fornecem uma imagem verdadeira sobre a saúde dele.

O melhor software para Prontuário Eletrônico

A 2M Solutions, empresa de softwares específicos para a área da saúde, possui um portfólio completo de soluções que integra o prontuário eletrônico

Suas funcionalidades o destacam no mercado da saúde:

  • Personalização conforme a rotina do serviço de saúde: as customizações aumentam a fluidez do fluxo de atendimento. E reduzem as falhas na comunicação e travamentos entre etapas;
  • Solução para consultórios compartilhados: o ClinicalForce é ideal para os profissionais que dividem um mesmo espaço de atendimento. O trabalho é feito com um só sistema, que centraliza as informações no mesmo prontuário eletrônico. Além da organização dos agendamentos de acordo com o horário de uso por cada médico;
  • Gerenciamento da jornada do paciente: cada contato com o paciente pode ser registrado, desde a entrada dele no serviço até a sua saída. E outras informações, por exemplo: pagamentos para controle do faturamento; insumos utilizados para gestão do estoque. 

Acima de tudo, o software da 2M Solutions favorece o atendimento conforme o contrato com o convênio, evitando glosas;

  • Pagamento adiantado de consultas particulares: quando conectado ao site, o sistema indica datas e horários disponíveis para o agendamento e permite o pagamento via cartão de crédito. Logo, o profissional tem certeza de que aquela consulta particular agendada já está paga.

Em todo o Brasil, diversos hospitais, clínicas, laboratórios e consultórios (inclusive os compartilhados) utilizam as soluções da 2M

Implante a solução 2M em sua clínica e torne seu atendimento mais assertivo e eficiente com o prontuário eletrônico.

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