No-show de pacientes: previna essa situação e evite problemas no seu centro de Diagnóstico por Imagem

No-show de pacientes

Em primeiro lugar, o não comparecimento dos pacientes a exames agendados, chamado de no-show, costuma ser um problema que gera prejuízos financeiros para os centros de diagnóstico por imagem.

Porém, o no-show acontece por diversas situações, de esquecimentos até imprevistos. Por isso, a tecnologia tem se tornado uma grande aliada contra o no-show, especialmente por conta da melhora na jornada do paciente.

Diante disso, a 2M Solutions atua com soluções inteligentes para administração de centros de diagnóstico por imagem, que podem proporcionar grande impacto na redução do no-show. Assim, por meio do software é possível criar um canal direto com o cliente – uma das maneiras mais efetivas para resolver este problema. 

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Prejuízos

Um único caso de ausência já pode afetar a rotina da clínica ou hospital. Isso porque gera um vácuo no atendimento, aumentando a fila de espera de novos agendamentos, comprometendo a solicitação de exames, bem como os acompanhamentos e conclusões de tratamentos.

Além disso, o no-show prejudica diretamente outros pacientes, que perdem a oportunidade de atendimento naquele horário, além do próprio médico e da instituição, que ficam com um tempo ocioso na agenda.

Como resultado disso tudo há a redução da rentabilidade do negócio e, consequentemente, o prejuízo financeiro.

Razões pelas quais o no-show acontece

Um estudo realizado pela Atenção Especializada na Espanha analisou que 52,4% dessas causas do no-show são evitáveis. Nesse sentido, a análise dos dados internos costuma revelar quais os perfis de maior incidência de faltas nas clínicas ou hospitais. Essas informações são ainda mais facilmente obtidas por meio de um sistema de gestão, capaz de organizar todo esse conteúdo.

Deste modo, torna-se mais fácil encontrar soluções para resolver o no-show.

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Todavia, para compreender os fatores gerais que promovem o no-show, considere:

  • Esquecimento – bons resultados em redução do no-show devem-se ao simples lembrete do exame. Deste modo, compreende-se que o esquecimento é um fator muito comum do no-show;
  • Falta de planejamento – seja por comprometimento motor, dificuldade de acesso ao local ou falta de organização, muitas pessoas acabam desistindo do  exame por não estarem preparadas para irem até o local ou fazer o procedimento. Lembretes, opções de horários e, especialmente, orientações claras sobre a consulta ou exame podem ajudar a reduzir essas adversidades;
  • Imprevistos – como o próprio nome já aponta, pode haver situações impossíveis de prever. Vão desde problemas com o trânsito, chuva forte a demandas urgentes no trabalho ou na escola dos filhos. Neste caso, a melhor solução é ter um canal de comunicação fácil, para que o paciente possa comunicar o mais brevemente possível a sua falta;
  • Baixa qualidade do atendimento – um atendimento ruim pode gerar não somente dificuldade de compreensão dos pacientes, quando o/a recepcionista não sabe se comunicar da melhor maneira, quanto também uma má vontade em encarar salas lotadas ou um longo período de espera. Ou seja, nestes casos a redução do no-show depende de melhorias na estrutura do atendimento.

Como a tecnologia pode ajudar na redução desse problema

A tecnologia é uma grande aliada na gestão de clínicas e hospitais. Quando o assunto é no-show, ela contribui especialmente na melhora da jornada do paciente.  

No caso do software da 2M Solutions, o paciente tem a facilidade de agendamento de exames e consultas online por meio de chatbot para interface com o paciente durante 24 horas; informações, lembretes e avisos automáticos via WhatsApp; e entrega de resultados pelo site e WhatsApp.

Todos esses recursos ajudam o paciente a se manter informado sobre o exame, conseguir se organizar e não se esquecer do compromisso, além de criar uma comunicação mais fácil e rápida em caso de imprevistos.

Para conhecer mais todos os recursos disponíveis, converse com o nosso atendimento.

A equipe 2M Solutions está preparada para te orientar. 

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