A telemedicina conferiu amplo debate no Brasil entre entidades médicas e especialistas. Porém, são inegáveis as vantagens dessa modalidade de serviço médico e como ele beneficia paciente e médico, com o uso da teleconsulta, por exemplo.
Em maio deste ano, o Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou a Resolução nº 2.314/2022, que define e regulamenta a telemedicina no país como forma de serviços médicos mediados por tecnologias e comunicação.
Antes de tudo, vamos falar sobre como é definida a teleconsulta para entender como ela pode trazer benefícios para a sua clínica médica.
Em que consiste a teleconsulta e como ela é viabilizada
A teleconsulta, é o serviço que utiliza a tecnologia como forma de favorecer e contribuir com a relação entre médico e paciente, utilizando o meio digital para este fim.
Ou seja, uma teleconsulta é realizada por meio do uso de softwares e plataformas, por onde acontecem os atendimentos de forma virtual, proporcionando e facilitando a conexão entre médico e paciente de forma rápida e segura.
A ferramenta, que utiliza recursos de áudio e vídeo, se destacou durante a pandemia e, atualmente, oferece uma série de vantagens e benefícios para pacientes, médicos e clínicas, tornando-se cada vez mais necessária.
Em que momentos pode ser usada a teleconsulta?
Após implantação da telemedicina em sua clínica, o recurso da teleconsulta é realizado em alguns momentos, entre eles:
- Primeiro atendimento ou consulta ao paciente;
- Sanar dúvidas do paciente durante o tratamento;
- Acompanhamento geral de tratamentos;
- Revisão clínica de exames;
- Emissão ou renovação de receitas e atestados.
Porém, para a realização da teleconsulta nos casos citados acima e em outras ocasiões, o médico é quem deve avaliar se este é o método mais adequado e indicado para atender às necessidades do paciente.
Teleconsulta: entre médicos; entre médico e paciente; síncrona ou assíncrona, entenda
A teleconsulta é realizada de diversas formas, entre médico e paciente ou entre médicos, por exemplo.
Ou seja, entre médico e paciente, ela pode ocorrer por meio de videochamadas, que utilizam softwares e programas com recurso de áudio e vídeo.
A teleconsulta pode ocorrer de forma síncrona: onde médico e paciente estão em consulta ao mesmo tempo, ou assíncrona: quando é possível um intervalo de tempo, como para responder dúvidas do paciente ou do próprio médico que não sejam imediatas.
Do mesmo modo, a teleconsulta entre médicos, ocorre quando há a necessidade de discussão por parte de profissionais a respeito de um diagnóstico ou tratamento.
Os benefícios da teleconsulta para o paciente e para sua clínica médica
A teleconsulta foi bastante utilizada durante a pandemia para evitar que pacientes entrassem em contato com médicos e profissionais da saúde, protegendo-os de riscos desnecessários.
Agora, além desse benefício, que é o de proteger a todos de riscos de contaminações como a do vírus SARS-CoV-2, por exemplo, o uso da teleconsulta ganhou destaque com outros benefícios, tais como:
- Redução de custos para as clínicas;
- Facilidade de acesso à saúde;
- Otimização do tempo de médicos, evitando a necessidade de deslocamento;
- Otimização do tempo do paciente, evitando também a sua necessidade de deslocamento;
- Redução do tempo de espera;
- Facilidade na emissão de laudos médicos de forma online e rápida, para serem arquivadas e ficarem disponíveis no prontuário eletrônico;
- Agilidade no tratamento de pacientes com déficits de locomoção.
Praticidade, acessibilidade e segurança para sua clínica
A teleconsulta traz a praticidade e a facilidade de conectar o paciente aos profissionais da saúde em qualquer lugar e a qualquer hora, tudo isso com total segurança de dados, onde as informações ficam seguras e protegidas.
Benefícios e vantagens que a teleconsulta também traz para a sua clínica médica, são:
- Ampliar o público da clínica;
- Vantagem na oferta de acessibilidade no atendimento;
- Cobrança online da consulta;
- E, por fim, fidelização dos clientes.
Onde encontrar um software seguro para minha clínica?
Para que a sua clínica possa usufruir dos benefícios e vantagens da telemedicina, recomendamos a solução integrada 2M Solutions, por exemplo.
A 2M tem uma plataforma de software específica para a área da saúde, que te auxilia na jornada do paciente de ponta a ponta por meio de soluções como a teleconsulta.
Toda a operação ocorre em um ambiente controlado e seguro, em nível operacional, financeiro e clínico.
Com o software da 2M Solutions, é possível realizar o agendamento da teleconsulta totalmente on-line com agenda de teleconsulta disponível no site ou redes sociais da clínica.
Desta forma, o paciente visualiza os horários disponíveis de cada médico e realiza o agendamento à distância.
Assegurando pacientes e profissionais da saúde, o software proporciona ambiente virtual 100% seguro e regulamentado, onde a teleconsulta ocorre em sala virtual seguindo os preceitos do Conselho Federal de Medicina e da LGPD.
Outros diferenciais também integram a solução da 2M como garantia de pagamento; integração com o prontuário eletrônico do paciente; compartilhamento de exames com facilidade e prescrição médica, atestados e pedidos de exames: o médico consegue enviar para o paciente via WhatsApp, SMS, e-mail ou QR Code.
Solicite um atendimento dos consultores da 2M Solutions e saiba como podemos te ajudar!