Descubra 5 estratégias eficientes para otimizar a gestão de clínicas e consultórios

gestão de clínicas e consultórios

A gestão de clínicas e consultórios, centros de imagem e outros setores da saúde exigem muita atenção e dedicação dos gestores. 

São inúmeros os desafios que os profissionais lidam diariamente, que muitas vezes impedem as instituições de crescer e rentabilizar. 

Mas, além dos desafios, quais são as estratégias assertivas para otimizar a jornada de trabalho e se destacar no mercado?  

Continue a leitura e descubra 5 tecnologias essenciais para impulsionar a gestão de clínicas e consultórios e promover o crescimento do negócio.  

Os desafios na gestão de clínicas e consultórios e seus impactos

Sabemos que se existe um tipo de administração que é completamente diferente de outras é a gestão de clínicas e consultórios.

Nesta área, os médicos precisam ser os próprios gestores lidando com questões, como: equipe, finanças, infraestrutura e equipamentos de trabalho, entre outras. Tudo isso prezando pela saúde do paciente em todo o momento!

Contudo, muitos profissionais não conseguem dedicar tempo para planejar ações e implementar estratégias que otimizam a gestão de clínicas e consultórios e elevam a competitividade da empresa no mercado.

Os impactos disso vão desde a gestão interna à jornada com o paciente: baixo faturamento, colaboradores desmotivados, perda de pacientes, entre outros. 

gestão de clínicas e consultório

Como otimizar a gestão de clínicas e consultórios?

A área da saúde nunca ficou tão em evidência quanto nos últimos dois anos diante de um cenário pandêmico. Portanto, mais do nunca, o foco dos médicos e gestores deve ser realizar uma gestão de clínicas e consultórios com o auxílio de ferramentas estratégicas. 

Um exemplo são as tecnologias que visam contribuir com a produtividade das e melhorar a comunicação com o paciente. 

Um estudo da International Data Corporation (IDC), mostrou que, apenas na América Latina, devem ser investidos US$ 1,931 milhões (o que equivale a cerca de R$ 10 milhões) até 2022 em tecnologias no setor de saúde.

5 ferramentas estratégicas para impulsionar o seu negócio

#1: Software de gestão armazenado em nuvem

Atualmente, não basta ter apenas um software que gerencie seus processos operacionais, para garantir a otimização de tempo, segurança e confiabilidade das informações, a melhor solução é um software de clínicas e consultórios operando em nuvem.

Os altos custos envolvidos em infraestrutura física para armazenamento, como data centers, servidores físicos e centenas de cabos, trazem um custo expressivo para as empresas ao longo dos anos.

#2: Agendamento de consultas online

O agendamento de uma consulta por telefone é um dos métodos mais tradicionais na gestão de clínicas e consultórios em todo o mundo. 

No entanto, com a rotina de vida cada vez mais acelerada, as pessoas estão menos inclinadas a fazer ligações. 

O diferencial de um sistema de gestão de clínicas e consultórios que possui a funcionalidade de agendamento de consultas online, portanto, assegura que os pacientes conseguirão marcar um horário, mesmo quando o consultório estiver fechado, já que os sistemas operam, automaticamente, 24 horas por dia nos 7 dias da semana pela internet.

Além disso, é possível agregar a tecnologia do chatbot, um processo de automação de conversas feitas a partir de um assistente virtual de forma personalizada.  

Com este sistema você poderá automatizar e personalizar diversas formas de comunicação com seus pacientes do início ao fim do atendimento.

#3: Prontuário eletrônico 

O prontuário eletrônico é uma versão digital das anotações sobre um paciente. Ao invés dos registros estarem em papéis, eles são armazenados e modificados por meio de um software. 

Desta forma, o paciente não tem seu histórico de saúde em diferentes papéis que estão espalhados em diversos locais. Pelo contrário, ele terá suas informações centralizadas em um único banco de dados.

#4: Controle financeiro e controle de estoque

Um excelente software de gestão de clínicas e consultórios possibilita o controle financeiro e controle de estoque. 

No controle financeiro ele atua na geração de notas fiscais atualizando as contas a receber. Além de permitir também dar entrada nas notas fiscais de compras, atualizando as contas a pagar.

Já no controle de estoque, o sistema controla as validades de cada item do estoque.

#5: Acompanhamento da jornada do paciente 

A jornada do paciente inclui todas as etapas de comunicação e atendimento ao seu consumidor, no caso, o seu paciente. Ela inicia-se pelo primeiro contato e tem continuidade no pós-atendimento. 

Durante essas etapas os pacientes terão diferentes necessidades. Por isso, é preciso contar com um software de gestão de clínicas e consultórios que te auxilie em cada etapa, desde o primeiro contato com o paciente ao pós-atendimento.

Gestão de clínicas e consultórios: impulsione a jornada com o software 2M Solutions 

A 2M Solutions, é uma empresa que promove tecnologia e inovação no setor da saúde e tem soluções específicas que podem te ajudar na gestão da sua clínica e consultório de forma assertiva e ainda aumentar o seu faturamento ao longo deste ano. 

O software da 2M é pensado estrategicamente para auxiliar as instituições de saúde, como clínicas de radiologia, consultórios-médico, clínicas de emagrecimento e performance, entre outros.

São soluções que impulsionam o crescimento da sua empresa desde gestão interna a jornada com o seu paciente. 

Otimizar a gestão de clínicas e consultórios é uma excelente estratégia para você rentabilizar ainda mais e se destacar no mercado! 

Solicite um atendimento dos consultores da 2M Solutions e saiba como podemos te ajudar nesta jornada!  

Categorias

plugins premium WordPress